Vol. VII, Nº 20, Juiz de Fora, ago.-nov/2012

· Volume VII

Abrimos esta vigésima edição da Ibérica – Revista Interdisciplinar de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos com a contribuição de Ernesto Castro Leal, pesquisador de destaque da história política portuguesa. Em ‘Republicanismo e direitos fundamentais da Constituição Portuguesa de 1911’ o professor da Universidade de Lisboa procura apresentar de modo crítico a inscrição republicana dos direitos fundamentais da Constituição Portuguesa de 1911. Para tanto, Castro Leal utiliza-se de um método comparativo histórico em que mostra a construção das ideias republicanas em Portugal, com destaque para a atuação de Teófilo Braga (1842-1924).

Já em seu artigo ‘Democracia, liberdade e revolução no pensamento mexicano’, Ricardo Vélez-Rodríguez tece considerações a respeito da rica cultura política do México, considerações estas suscitadas por ocasião de um colóquio realizado naquele país em outubro último. Por meio do tema do colóquio, ‘Liberdade e liberalismo no México’, Vélez-Rodríguez procura traçar um panorama da rica tradição liberal mexicana, pontuando autores e opiniões a respeito dos temas-chave do colóquio.

Partindo da afirmativa de que “[a] felicidade constitui-se imemoravelmente como um fundo de inquietações ontológicas, conhecendo ao longo do tempo variadas interpretações”, Helena Simões procura trazer-nos a interpretação do tema na obra ‘Discurso sobre o Bom e Verdadeiro Gosto na Filosofia’, de António Soares Barbosa (1734-1801). Chamando a atenção sobre o contexto da obra, Simões procura destacar que “[n]o auge das Luzes, à semelhança das diversas ciências, físicas ou do espírito, a felicidade abandona uma tradição explicativa extraordinária e é repensada numa descensão ao homem terreamente entendido’.

Fechando esta edição temos a contribuição de Antonio Paim, o maior historiador vivo das ideias filosóficas no Brasil. Paim se debruça sobre a obra ‘As origens da ordem política’, de Francis Fukuyama, ressaltando os pontos de argumentação da obra do autor americano recém-lançada no Brasil.

Artigos (Número completo em pdf)

Publicidade

Publicidade