Vol. II, Nº 6, Juiz de Fora, dez./2007-fev./2008

· Volume II

O Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos apresenta a sexta edição de sua revista eletrônica, edição essa que encerra o primeiro ano de existência da Ibérica – Revista Interdisciplinar de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos. Um ano importante para o amadurecimento e consolidação desse espaço de discussão, democrático tanto no acesso quanto na proposição de temas. Esperamos, nesse segundo ano que se inicia, que o espaço aqui ofertado seja cada vez mais requisitado por aqueles que se interessam pelos temas propostos pela revista.

Para este número temos a contribuição de Guilherme Willye, professor da UFMT, que em seu artigo Raimundo Lúlio e a Lógica Paraconsistente, nos apresenta aspectos da meditação do pensador catalão Raimundo Lúlio (c. 1233/1316), conhecido também como Doctor Iluminattus. Mais uma vez o Prof. Ricardo Vélez Rodríguez, coordenador do Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos, prestigia a nossa publicação com o artigo Modernidade e Estatismo na Cultura Luso-Brasileira. Encerram essa edição as comunicações apresentadas durante o 2º colóquio da Ibérica – Revista Interdisciplinar de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos, que durante o dia 23 de novembro passado reuniu os integrantes do Núcleo em torno do tema da presença da mitologia na cultura ibero-americana.

Aproveitando a oportunidade, agradecemos o apoio do Prof. Carlos Morujão, da Universidade Católica do Porto, que gentilmente aceitou o nosso convite para integrar o conselho consultivo da Ibérica. Uma resenha de sua última obra, Organismo, Sistema e Liberdade: Estudos sobre a Filosofia do Século XVIII, pode ser conferida na presente edição. Agradecemos também à Profª Beatriz Helena Domingues, que acaba de lançar a obra Tão longe tão perto: a Ibero-América e a Europa Ilustrada e que, de uma maneira igualmente gentil aceitou o nosso convite de colaboração com as atividades do Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos. Informamos ainda que a partir da presente edição, a Ibérica – Revista Interdisciplinar de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos passa a ser quadrimestral.

Artigos (Número completo em pdf)

Publicidade

Publicidade